gd_570acafc7ba6[1]

Museu Virtual da Família vai reunir memória histórica da região de Maringá

A Usina de Açúcar Santa Terezinha e o Instituto Museu Memória e Vida (IMMV) assinaram nesta quarta-feira (16), na Prefeitura de Maringá, um contrato de patrocínio para desenvolver o projeto “Museu Virtual da Família”, financiado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O objetivo é criar um espaço virtual para que as famílias guardem memórias, oferecendo um conteúdo digital que estimule crianças e adolescentes a preservar histórias familiares e o patrimônio cultural da sociedade.
O contrato foi assinado pelo prefeito Silvio Barros, pelo presidente da Usina, Paulo Meneguetti e pelo diretor do Instituto, Edson Pereira. A secretária de Cultura, Flor Duarte, acompanhou a assinatura.
O museu utilizará tecnologias avançadas com uma linguagem atual e inovadora. Na prática, o usuário que visitar o museu poderá identificar através da filiação uma série de vínculos, alguns já conhecidos, com pessoas que ele mesmo nem imaginava ter alguma ligação de parentesco. Poderá ter acesso a informações e material digital disponibilizado por outros visitantes e postar imagens e documentos vinculadas à história familiar que julgue interessantes tornar público no museu virtual.
O Museu da Família promoverá ações de educação patrimonial, oferecidas na Rede Municipal de Ensino da cidade e principalmente, no Distrito de Iguatemi. O prefeito Silvio Barros agradeceu a parceria formada, que vai permitir resguardar o patrimônio histórico de Maringá e região. “O museu vai permitir criar um acervo provavelmente não visto em outro lugar do Brasil com a contribuição das famílias”, ressaltou.
O diretor do Instituto, Edson Pereira, falou que é um sonho sendo concretizado. “Agradeço pela oportunidade de poder prestar esta grande contribuição à sociedade de Maringá e região, concretizando um sonho que trabalhamos muito para colocar em prática. Obrigado aos parceiros por acreditarem em sonhos que ajudam a transformar e permitir que nossa região mais uma vez seja destaque nacional”, afirmou.
O presidente da Usina, Paulo Meneguetti, disse que está retribuindo à população. “Minha família é pioneira em Maringá, veio atrás de um sonho que foi mais do que realizado. Aceitamos esse desafio como forma de retribuir para a região todas essas conquistas”, finalizou.

 

Publicado originalmente em: http://www2.maringa.pr.gov.br/cultura/?cod=noticias/15032

Posted in Sem categoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>