Museu da Família

museu_da_familia_portifolio

O Museu da Família é uma instituição de natureza cultural dedicada à preservação da memória e da história no norte e noroeste do Paraná e desenvolve ações e programas em todo território nacional. Um museu virtual, assim como museu físico, tem objetivo de reunir, conservar, interpretar, pesquisar e expor material histórico, artístico e cultural. O museu da família busca, através do acervo das famílias, contar as histórias das comunidades. Dotado de uma poderosa ferramenta digital de banco de dados, o Museu da Família é um museu virtual onde todos podem ter voz e fazer parte. Ele funciona a partir da digitalização das fotos e documentos dos moradores do município, que recebem um espaço na internet para guardar seus documentos. Juntos, esses documentos permitem que seja montado um museu de tipologia virtual dedicado à memória da localidade. Esse é o maior projeto de memória em curso no país.

E de realização do Museu da Família os programas Primeiro Museu e Museu na Escola. O Programa Primeiro Museu tem como premissa a descentralização dos museus no país, iniciando processos museológicos (físicos e virtuais) em municípios que não tem museus

 

 

O Programa Museu na Escola tem objetivo a educação patrimonial e preservação da memória em ambiente escolar. Utilizando a metodologia de museus virtuais e da museologia social, esse programa dá a oportunidade das instituições iniciarem a educação patrimonial num processo inovador e inclusivo.

 

 

Visite o Museu da Família