Origem
O Instituto Memória e Vida – IMV é uma iniciativa de um grupo de educadores que perceberam a carência da valorização da memória na educação de seus jovens, tanto na rede pública e privada de ensino. O IMV nasceu para desenvolver ações no campo da cultura com finalidade enriquecer o currículo de seus alunos, favorecendo o sentimento de pertencimento, ampliação da bagagem cultural e de cidadania.
Essa movimentação teve início no município de Jussara, interior do estado do Paraná a 64 km de Maringá. As ações do IMV tiveram ampla aceitação social e em pouco tempo se tornou uma referência na atuação da esfera cultural da região. O IMV passou, além de desenvolver os seus projetos, oferecer consultoria na elaboração de projetos, atendendo a uma demanda latente no ramo. Essa carência gerou oportunidade da criação de cursos de capacitação na elaboração de projetos e gestão de equipamentos culturais.
Hoje o IMV atua em diversas áreas da esfera cultural, em âmbito regional e federal, fazendo uso dos mecanismos de incentivo a cultura, para promover os anseios de produtores, artistas e público.
Missão
Promover e oportunizar o desenvolvimento da cultura através de ações de cunhos: político, social e museal, na elaboração, execução e consultoria em ações no campo da cultura, da educação, do patrimônio, da preservação da memória e da capacitação profissional na área cultural.
Visão
Ser referência na criação, elaboração, execução e consultoria em projetos culturais em todo território ibero-americano, em cumprimento dos seus objetivos com respeito à diversidade e em consonância com os preceitos da sustentabilidade.
Valores
- Respeito à diversidade cultural.
- Desenvolvimento humano por meio da organização social.
- Acesso universal cultura.
- Direito à memória como forma de identidade.
- Cooperativismo.
- Sustentabilidade.
- Transdisciplinaridade na educação.